sexta-feira, 31 de março de 2017

Seca no Nordeste - Obtendo água

Todo ano tem seca no nordeste, empresas e varias igrejas de todas denominações se unem para ajudar o próximo com cesta básica, uma forma imediatista, que se torna um circulo vicioso. 
Afinal muitos ajudam para aliviar sua consciência, ou num objetivo maior em barganhar alguns privilégios no céu para quem acredita nisso. 
A vantagem de ajudar nesse jeito brasileiro é alivio para pessoas carentes de alguns dias com algum alimento em sua mesa. A desvantagem que todos anos tem a seca e essas pessoas vão se acomodando e outras se sentem frustradas por não ter a possibilidade de honrar nem alimentação para sua família.

Através de minhas pesquisas, encontrei um meio barato e simples para obter água no sertão e foi um sertanejo que demostrou que com a criatividade e força de vontade pode conseguir obter água.



A Seca de 2012

A seca que atingiu o nordeste no começo de 2012 foi a pior dos últimos 30 anos. A região mais afetada foi o semiárido nordestino, principalmente do estado da Bahia.
Neste estado, cerca de 230 municípios foram atingidos. Municípios de Alagoas e Piauí também sofreram com a falta de chuvas. A seca trouxe muito prejuízo para as principais fontes de renda da região: pecuária e agricultura de milho e feijão. (Fonte:http://www.suapesquisa.com/geografia/seca_nordeste.htm)

A Seca de 2016

A seca em Sergipe e Bahia mobilizou Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRH)  tem como objetivo estimular e divulgar o conhecimento técnico-científico e está aberto para universitários, professores, empresários, consultores ambientais, profissionais ligados a recursos hídricos e meio ambiente,  representantes de organismos não-governamentais, representantes dos órgãos de Governo, entre outros.(Fonte:http://g1.globo.com/se/sergipe/noticia/2016/10/defesa-civil-teme-colapso-de-agua-em-sergipe-por-causa-da-seca.html)
Estiagem prolongada muda cenário no Baixo São Francisco de SE (Foto: Anderson Barbosa/G1)
A Seca de 2017

O cenário continua o mesmo e você vai continuar olhando?

O Ministério da Integração Nacional (MIN) incluiu mais onze municípios afetados pelo extenso período de seca e estiagem em cinco estados.  Em Sergipe, o município de Feira Nova e Poço Redondo entreram na listagem de situação de emergência. A informação foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) dessa terça-feira (03). (Fonte:http://g1.globo.com/se/sergipe/noticia/2017/01/min-reconhece-municipios-de-sergipe-em-situacao-de-emergencia.html)

O reconhecimento de situação de emergência vai garantir a continuidade das ações de restabelecimento de serviços essenciais, como o abastecimento de água, além de permitir que as Prefeituras solicitem apoio do Governo Federal em diversas frentes, como a renegociação de dívidas no setor de agricultura, entre outros.(Fonte:http://g1.globo.com/se/sergipe/noticia/2017/01/min-reconhece-municipios-de-sergipe-em-situacao-de-emergencia.html)



Fonte:http://sergipediaadia.com.br/semarh-e-bnb-promovem-seminario-de-avaliacao-da-seca-em-sergipe/

Nenhum comentário:

Postar um comentário